Seguidores

sábado, 31 de agosto de 2013

Convite ENOS 2014 Belém-PA

O encontro reunirá obreiros com surdos de todo o Brasil e será o primeiro na região norte, nestes um pouco mais de 15 encontros. Nós aqui do Paraná estamos nos mobilizando para fazer parte deste evento que promoverá comunhão, ensino, adoração a Deus e muito mais.



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sinal bíblico de Hamã



O sinal de Hamã é com a configuração de mãos em “H” e com o movimento que se assemelha ao de orgulho ou orgulhoso, pois o mesmo assim o era.

Hamã é uma personagem do livro bíblico de Ester. Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia e quis exterminar o povo judeu que ficara sob tal domínio após a queda da Babilônia.

Hamã manifestou essa intenção quando um judeu chamado Mordecai recusou-se a prestar honras ao rei Assuero e aos deuses persas. Hamã conspirou contra Mordecai e planejou o massacre do seu povo (judeus). O rei, então, é enganado, e lança o decreto do extermínio marcado para o dia 13 de Adar, o duodécimo e último mês do calendário hebraico. É a partir daqui que se cria uma grande tensão.
Mas graças à Rainha Ester que era judia e parente de Mordecai o massacre foi impedido e Hamã acabou pendurado numa forca juntamente com toda a sua família. Os judeus comemoram aquela data como o feriado do Purim.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Hagar sinal em libras


O sinal de Hagar é com a configuração de mãos em “H” e com a movimentação e pontos de articulação como em servo, pois Hagar era a serva de Sarai.

Em Gênesis 6:1-15 encontramos a história dramática de Hagar, uma escrava que é obrigada a deitar-se com o marido de sua dona, por causa de sua infertilidade. Sarai a mulher de Abrão não podia gerar filhos e para o seu tempo e as leis que regiam a sociedade mesopotâmica seu marido podia pedir o divórcio por este motivo, mas as leis também permitiam, segundo o código de Hamurabi, que a esposa infértil oferecesse ao seu marido uma escrava para que gerasse filhos e assim seu nome não se extinguiria na história.

Hagar é a mãe de Ismael e também no deserto recebe promessas de bênçãos sobre a vida de seu filho que dará início a uma grande nação.

sábado, 10 de agosto de 2013

Saul- Sinal em libras


O sinal de Saul é com a configuração de mãos em “S” com o movimento que lembra o sinal de alto, mas fazendo o movimento rotativo para cima, pois Saul o primeiro rei de Israel era muito alto e forte.

Saul é o primeiro rei de Israel. Na verdade antes de Saul pode-se dizer que Israel não existia como nação, mas como tribos ligadas por laços familiares e religiosos que habitavam na região da terra prometida e conquistada por seus descendentes em inúmeras batalhas, algumas duram até nossos dias. (1 Samuel 8 )

Quando o último juiz Samuel envelheceu os Israelitas pediram um rei a contra gosto de Deus, mas Deus os concedeu um rei. Saul foi eleito rei, mas Saul tinha características mais de um líder guerreiro do que a de um rei, não fez muitas alterações ou implantações em seu reinado como Davi, por exemplo: que unificou o reino do norte e reino do sul.

Seu reinado foi marcado por altos e baixos, mas o que mais se acentua em sua trajetória de vida e seu ciúme doentio pelo amor que o povo e Deus tem por Davi.


Golias - Sinal em libras


O sinal de Golias é com a configuração de mãos em “G” na testa lembrando o fato que desencadeou sua derrota para o jovem Davi.

Golias é uma figura emblemática no antigo testamento ele media um pouco mais de 2 metros de altura, de acordo com a linguagem vetero testamentaria, ele media 6 côvados e um palmo. Era um guerreiro treinado na arte da guerra um verdadeiro campeão no meio dos filisteus. Em um dos embates entre os filisteus e os israelitas esta figura amedrontava e desafiava os soldados israelitas por dias, mas sem obter sucesso algum, até que um dia um guerreiro do campo que lutava com lobos, leões e outras feras, decidiu encara-lo. Davi o pequeno guerreiro de Deus.

Em 1 Samuel 17 encontra-se a vitória que Davi em nome de Deus impôs sobre Golias, pode-se dizer que esta vitória foi o grande inicio do reinado de Davi e sua forte influencia sobre os guerreiros de israel.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O segredo de Gideão (O poder pertence a Deus)


O sinal de Gideão é com as configurações de mãos em "G" lembrando o sinal de julgar, pois Gideão foi juiz em Israel.


Em um período de caos e desobediência Deus levanta um homem para ser seu herói e libertador de todo o povo e contra a escravidão que se impunha pelos midianitas, chamado Gideão. (Um lavrador )

Texto bíblico Juízes 6:1-16 

1 De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas. 2 Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. 3 Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. 4 Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos. 5 Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la. 6 Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor. 7 Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã, 8 ele lhes enviou um profeta, que disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão. 9 Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles.10 E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos. 11 Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.12 Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: O Senhor está com você, poderoso guerreiro. 13 Ah, Senhor, Gideão respondeu, se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã.14 O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? 15 Ah, Senhor respondeu Gideão, Como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.16 Eu estarei com você, respondeu o Senhor, e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem.

Alguns problemas que se apresentam no contexto do povo são tão terríveis que eles fogem e fazem casas nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. O curioso é que os midianitas não eram um povo tão forte, mas o problema está no pecado dos judeus. O povo judeu antes tinha visto nos midianitas parentes (25-2-6) depois um aliado (Ex 2,15-22; 3,1; 18,1-12; Nm 10,29-32)
Moises foge para Midian o sogro de Moises era midianita.

Mas neste contexto os midianitas estão oprimindo os israelitas. Quando olhamos para a história de Gideão com toda certeza vemos também nossa história.

1 Gideão dá ouvidos a mensagem do Senhor e se torna um grande guerreiro.

Versículo 10 E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos.

Todos os dias ouvimos muitas coisas e muitas pessoas, mas não damos ouvidos a Deus e nos deixamos influenciar pelas vozes deste mundo.
1. Ouvimos as mídias: TV, internet, jornais e revistas
2. Ouvimos a sociedade
3. Ouvimos os problemas
4. Ouvimos o inimigo de nossas almas
5. Ouvimos nosso próprio eu.
Gideão e 300 israelitas derrotam 135 mil madianitas

2 Gideão reconhece que não é capaz.

Versículo 15 "Ah, Senhor respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.

Por causa deste reconhecimento de Gideão ele é escolhido por Deus para libertar o seu povo, pois o povo até mesmo a família de Gideão estava envolvida no pecado.

Todos nós fazemos muitos planos, plano de ler a bíblia, plano de ser melhor marido, melhor esposa, melhor em todas as circunstâncias da vida, mas nossa memória nos trai logo, logo, mas aprendemos com Gideão a reconhecer que nosso currículo não pode nos dá a vitória, mas Deus pode nos dar a vitória, 
Então temos a vitória quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar. Mt 6:33
Temos a vitória quando entregamos nosso caminho ao Senhor e confiamos completamente N´Ele.
Temos a vitória quando reconhecemos que a força não depende de nós. Fl 4:13
Temos a vitória quando damos ouvidos a Deus e não a nós mesmos.
Temos a vitória quando deixamos Deus lutar por nós.

Apenas se renda a Deus e priorize seu reino e sua vontade, não esqueça de Deus e seu grande amor por você, mas dê ouvidos a sua doce voz a cada dia que Deus o abençoe mais e mais.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Suas mãos podem gritar.


A relevância de um ministério para pessoas com deficiência intelectual.



Nada é mais notório no contexto neo testamentário do que a atenção dispensado por Jesus para os indivíduos que estão a margem da sociedade pobres, enfermos, segregados, estigmatizados por alguma doença e pessoas com deficiência, então se faz extremamente necessária a discussão e levantamento de prováveis propostas para o ministério em sua integralidade para todas as pessoas que ainda em nossos dias estão a margem da sociedade, mas gostaria de me ater a pessoas com deficiência mental ou intelectual nesta reflexão. 
Para se entender a necessidade e relevância de um ministério para pessoas com deficiência intelectual é necessário entender alguns pontos importantes para a provável abertura de um novo ministério no seio da igreja.
1. A primeira necessidade é ter certeza que este ministério é bem diferente dos demais já existentes na igreja e por ser diferente as pessoas que trabalharão precisarão ter um chamado de Deus para este fim, pois seu trabalho terá nuances bem especificas. 
2. A necessidade de anunciação do evangelho. Jesus morreu para que todas as pessoas tenham acesso a sua mensagem de salvação neste sentido o termo pessoa para definir o individuo portador de alguma deficiência é o mais adequado teologicamente falando, pois retrata uma pessoa alvo do amor de Cristo também.
3. A necessidade do “preferencialmente” em toda a sociedade muitas discussões tem acontecido acerca do ensino de qualidade e observando as especificidades de cada pessoa com deficiência, mas no contexto eclesiástico mesmo em pleno século XXI esta discussão não tem sido levantada e discutida com afinco, então há uma necessidade enorme da discussão e de posturas da igreja para com as pessoas com deficiência mental, mas não só discussões como a elaboração de novo projetos que visem a evangelização e abraço da igreja para com a pessoa com deficiência mental ou intelectual.
4. Faz necessário também um lugar especifico e de bom acesso para que o mesmo funcione como uma sala de recursos educacionais para que o caminho especifico de cada pessoa com deficiência possa entender a mensagem de salvação de acordo com suas limitações.
5. A necessidade da quebra de barreiras atitudinais no meio da igreja, o que pra falar a verdade tem sido uma barreira maior do que as barreiras arquitetônicas, é importante antes de começar este trabalho fazer um trabalho de conscientização com todos os membros da igreja.
A deficiência mental constitui um impasse para o pensamento teológico e suas elucubrações, pois a pessoa com deficiência mental provoca indagações consistentes para o teólogo do século XXI como por exemplo: de que forma se aplica os conceitos básicos da soteriologia? Pode ou não uma pessoa com deficiência intelectual batizar-se? E outras questões que que envolvem o campo soteriológico.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ENOS 2014


Gênesis - sinal em libras

Sinal de gênesis é com a configuração de mãos em “G” com a base em “B” com a movimentação que lembra começo.
“No principio, criou Deus os céus e a terra.” Gn 1:1
O livro do Gênesis marca a criação de todas as coisas o próprio nome “Gênesis” significa começo. Nele descobrimos como as coisas surgiram inclusive como as línguas surgiram assunto pertinente para o amante da língua de sinais, nele também lemos a narração do inicio do domínio do pecado sobre as pessoas o primeiro homicídio e outras praticas pecaminosas.
O livro esta dividido em duas grandes partes a primeira do capítulo 1 -11 conta como se deu a criação por Deus nestes capítulos encontra-se a historia da criação de todas as coisas incluindo a raça humana. Encontram-se também historias como a de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé e o dilúvio e a torre de Babel. A segunda parte do livro se encontra do capítulo 12-50 nestes capítulos encontramos as historias dos patriarcas e suas famílias bem como suas lutas pessoais e a ida para o egito.
Ao ler este magnifico livro você perceberá sua própria origem e entenderá algumas coisas que cercam sua vida e como tudo começou.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Gamaliel - Sinal em libras



Sinal de Gamaliel com as configurações de mãos em “G” com o movimento que lembra o de ensinar.

“Se este desígnio ou esta obra for de homens, será derrubada; mas, se for de Deus, não podereis derrubá-los... podereis talvez ser realmente achados como lutadores contra Deus.” Atos 5:34-39.

Gamaliel foi neto do grande educador judeu Hillel. Reconhecido como mestre e doutor da lei. Morreu 20 anos antes da destruição do segundo templo. Algumas leis judaicas são atribuídas a este grande mestre.


É tido como o mestre de Paulo o apóstolo e reconhecido no novo testamento por Lucas como mestre da Lei (5:34-39) em outras palavras é visto como um homem dotado de muita sabedoria e um grande Rabone (mestre), não existem provas contundentes que o mesmo tenha se tornado cristão, mas apenas alguém que tolerava os cristãos.