Seguidores

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A relevância de um ministério para pessoas com deficiência intelectual.



Nada é mais notório no contexto neo testamentário do que a atenção dispensado por Jesus para os indivíduos que estão a margem da sociedade pobres, enfermos, segregados, estigmatizados por alguma doença e pessoas com deficiência, então se faz extremamente necessária a discussão e levantamento de prováveis propostas para o ministério em sua integralidade para todas as pessoas que ainda em nossos dias estão a margem da sociedade, mas gostaria de me ater a pessoas com deficiência mental ou intelectual nesta reflexão. 
Para se entender a necessidade e relevância de um ministério para pessoas com deficiência intelectual é necessário entender alguns pontos importantes para a provável abertura de um novo ministério no seio da igreja.
1. A primeira necessidade é ter certeza que este ministério é bem diferente dos demais já existentes na igreja e por ser diferente as pessoas que trabalharão precisarão ter um chamado de Deus para este fim, pois seu trabalho terá nuances bem especificas. 
2. A necessidade de anunciação do evangelho. Jesus morreu para que todas as pessoas tenham acesso a sua mensagem de salvação neste sentido o termo pessoa para definir o individuo portador de alguma deficiência é o mais adequado teologicamente falando, pois retrata uma pessoa alvo do amor de Cristo também.
3. A necessidade do “preferencialmente” em toda a sociedade muitas discussões tem acontecido acerca do ensino de qualidade e observando as especificidades de cada pessoa com deficiência, mas no contexto eclesiástico mesmo em pleno século XXI esta discussão não tem sido levantada e discutida com afinco, então há uma necessidade enorme da discussão e de posturas da igreja para com as pessoas com deficiência mental, mas não só discussões como a elaboração de novo projetos que visem a evangelização e abraço da igreja para com a pessoa com deficiência mental ou intelectual.
4. Faz necessário também um lugar especifico e de bom acesso para que o mesmo funcione como uma sala de recursos educacionais para que o caminho especifico de cada pessoa com deficiência possa entender a mensagem de salvação de acordo com suas limitações.
5. A necessidade da quebra de barreiras atitudinais no meio da igreja, o que pra falar a verdade tem sido uma barreira maior do que as barreiras arquitetônicas, é importante antes de começar este trabalho fazer um trabalho de conscientização com todos os membros da igreja.
A deficiência mental constitui um impasse para o pensamento teológico e suas elucubrações, pois a pessoa com deficiência mental provoca indagações consistentes para o teólogo do século XXI como por exemplo: de que forma se aplica os conceitos básicos da soteriologia? Pode ou não uma pessoa com deficiência intelectual batizar-se? E outras questões que que envolvem o campo soteriológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário