Seguidores

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A palavra João 1:1



João o mais admirável dos escritores bíblicos, inicia sua narrativa de caráter único com um termo um quanto tanto curioso, quando aplicado a Jesus: No principio era o logos...[1] Se alguém quer ter uma boa dor de cabeça, tente definir este termo em meio às milhares de interpretações sobre tal afirmação acerca de Jesus dada por João.
Fico pensando no ar que respiro, no céu e sua beleza contagiante, com astros sem igual, na diversidade sempre nova da natureza, nas histórias que sempre ouvi do meu avô de seus desbravamentos nos rios amazônicos, lugar impar que esconde muitas belezas. Para mim, é como João tenta resumir todas essas belezas criadas por Jesus, a grande força motora e criadora do mundo. Aquele que dá a vida. Segundo o filósofo Aristóteles definindo o logos, mas aplicado a Jesus por João.
Na minha infância sempre tive amiguinhos que passaram a ser referências em minha vida artística, intelectual e religiosa. Lembro como se fosse hoje como desejei aprender a interpretar o mundo através dos traços rebuscados do carvão de um lápis de desenho, na escola meu colega ao lado sempre desenhava todos os professores, isso para mim era algo impossível, eu era incapaz de fazer um circulo parecer um circulo, mas esta incapacidade foi minha mola propulsora, o motor para que eu inicia-se minha vida com o desenho.
João descobriu o amor realmente verdadeiro em Jesus, que desenhava nas vidas das outras pessoas a esperança quando ninguém acreditava nelas[2]. O amor quando o mundo as discriminava e tratava com desprezo. Jesus foi o maior referencial para João as pegadas de Jesus foram observadas por ele e seu apelo em cada capitula de seu livro é creiam em Jesus e sigam seus passos.
Ser igual a Jesus implica sermos a luz para este mundo em trevas, dar vida aos sem esperança e proclamá-lo em meio as dificuldades da vida. Quem anda de bicicleta não pode parar de pedalar, senão ela para e ele terá problemas para chegar ao seu destino.
O logos é aquele que pedala ou que move a bicicleta ou a vida de todos nós.
De forma bem prática precisamos aprender a ajudar a realizar sonhos, olhar para pessoas invisíveis, abraçar os abandonados, dar presentes, elogiar, dar a vida se necessário. Isso é o início de uma grande jornada seguindo os passos de Jesus.

Perguntas para reflexão: você está mais preocupado com a opinião das pessoas ou a de Deus? Seu testemunho tem revelado Jesus ou suas próprias capacidades? Quem sua família diz que é você? No seu trabalho as pessoas te procuram para orar por elas? Você tem exalado o doce e agradável perfume de Cristo?






[1] João 1:1-5
[2] João 2,3,3,6,8,9,11

Um comentário:

  1. Uau, explicação simples, mas que esclarece muitas coisas. É bom saber que Deus levanta pessoas a produzirem vídeos assim, que edificam a mente das pessoas. Espero mais vídeos assim!!

    ResponderExcluir