Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2014

Obreiros diáconos - um pouco da gênesis da história do ministério com surdos no Brasil.




Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 3:13

O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de igrejas de origem cristãs, nas suas várias denominações. A forma feminina chama-se diaconisa.[1] O termo é bem aplicado a muitos anos nas igrejas cristãs, mas será que os que ocupam esta posição vivem o apoio cristão a ajuda mutua o socorro aos órfãos e as viúvas?

O tradutor obreiro com surdos tem ocupado um papel de ministro (servos, diáconos) no contexto eclesiástico brasileiro o ministério com surdos no Brasil começou apenas em 1978 com iniciativas tímidas, como a vinda de um missionário americano que foi o único a responder 100 cartas diferentes, respondida apenas por este missionário.

Depois de um mês no Brasil alguns surdos converteram-se em um retiro de surdos incluindo o pastor da primeira igreja batista de surdos no Brasil Nelson Cremonese. Os tradutores obreiros com surdos tiveram seu primeiro treinamento língua de sinais, promovido pelo pastor John Peterson[2], que não dominava a língua, mas amava os surdos e atuou no ministério com surdos até o final de sua vida no Brasil. Deste então o ministério com surdos tem atuando no resgate de almas de pessoas surdos do inferno.

Todos estamos construindo um novo tempo no ministério com surdos no Brasil acompanhando a era cientificista, que está no seu apogeu, e que tem arrancado muitos surdos e obreiros da atuação no ministério com surdos nas igrejas, mas também vivemos a era “Y” a era da comunicação em massa que nos possibilita o evangelismo em massa também. Não podemos esquecer que somos apenas diáconos e como diáconos devemos servir os surdos e obreiros com surdos brasileiros.




[1] Wikipédia – perquisa feita em 17 de junho de 2014
[2] Missionário Americano que participou do primeiro culto com surdos no Brasil como intérprete, pois o culto foi trilíngue – libras, inglês e português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário