Seguidores

sábado, 20 de dezembro de 2014

Liderando o ministério com surdos e dando um Upgrade


2.    Monte uma equipe apaixonada
Ministérios que se baseiam em apenas uma pessoa tem uma tendência fortíssima a terminar quando o ministério desta pessoa termina e isso não é nada saudável, tenho visto isso acontecer em muitos ministérios, pois quando não se constrói uma equipe saudável o ministério também é adoecido, mas como montar uma equipe apaixonada?
Bem qualquer equipe precisa ter um líder apaixonado, os liderados precisam saber onde seu líder quer chegar, seus propósitos, metas e fragilidades, isso mesmo, fragilidades. Todos somos humanos se você tenta ser o que não é uma hora a seu  equipe descobrirá, então, mostre e fale sobre suas fraquezas, por exemplo, não me sinto bem fazendo tradução gosto de estar nos bastidores ou pode ser o contrário também me sinto bem fazendo tradução e interpretação e gosto de estar na liderança de projetos. Se for claro com sua equipe eles poderão ser mais naturais e quanto mais naturais forem mais apaixonados.
Nunca deixe de motivar seus liderados, pessoas desgastadas precisam ser animadas e não há um trabalho tão desgastante na igreja como o trabalho com surdos, pois você o desenvolvendo de tempo integral ou não, sempre será um desafio pessoal. As pessoas precisam de afirmação se alguém fez algo com qualidade elogie se não saiu como as expectativas pediam elogie e depois ajude a aparar as arestas.
Faça reuniões periódicas com sua equipe, um carro de tempos em tempos precisa de combustível, um ministério não anda sem novas ideias, sem novos propósitos a serem seguidos, quem os dará é o líder, por isso é tão importante você cultivar uma vida de oração para perguntar a Deus sua vontade para o ministério que está exercendo ou pronto a exercer.

Respeite e aceite ideias e correções de seus liderados, um bom líder é aquele que ouve os seus liderados, você não sabe de tudo e é imprescindível que dê ouvidos as pessoas que estão ao seu redor valorizando cada ideia, anotando-as executando-as ou ajudando quem as teve a executar. Se as pessoas não se sentem parte do projeto elas o deixarão, lembre o ministério não é feito por uma pessoa, uma das melhores coisas em ser líder é valorizar o potencial de novos lideres, vê-los crescer, vê-los felizes e realizados em sua vida ministerial e em seus sonhos.

Um comentário:

  1. Texto claro e verdadeiro. Não podemos imaginar o que o Ministério seria sem tal pessoa, mas sim do que seria o Ministério, sem Jesus. Realmente é importante que se trabalhe com o que cada um tem pra dar, seja o muito ou o mais simples.
    Este texto é uma boa orientação do que fazer com uma equipe :)
    Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir