Seguidores

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A diversidade no ministério com surdos


Nós batistas temos um trabalho com surdos há um pouco mais de 30 anos e em todos estes anos de trabalho ministerial para surdos, fizemos importantes contribuições para o desenvolvimento e abertura para o próprio surdo no seio da igreja. Ajudamos na formação do primeiro pastor surdo do Brasil e na criação dos sinais bíblicos, usados hoje em inúmeras denominações também idealizamos a ASSENOS que é a associação evangélica nacional de obreiros com surdos, de caráter interdenominacional, além de abrir e continuar abrindo até os nossos dias inúmeros ministérios com surdos e treinar algumas milhares de pessoas com a língua de sinais. 
Nestes anos todos temos observado a importância da diversidade no ministério com surdos observando cada identidade e características singulares apresentadas em cada individuo surdo. Faz-se necessária esta observação, pois não se pode ter um trabalho efetivo no desenvolvimento espiritual da pessoa surda sem observar suas particularidades, então, um conhecimento básico sobre os tipos de identidades ou características presentes no seu ministério.
1. O surdo implantado: quero enfatizar esse tipo de surdo, pois tenho percebido um grande número de surdos com implante coclear, mas poucos deles na igreja aprendendo sobre Deus. Não é por que o surdo faz um implante que ele deixa de ser surdo, principalmente quando tira o aparelho, quando a bateria acaba, quando alguma peça quebra. Quero motivar você e seu ministério a observarem com mais carinho este sub grupo no meio do universo dos surdos.
2. O surdo de identidade surda ou pura: este grupo tem vivido nas igrejas e buscado a palavra de Deus. Na realidade os mesmos têm contribuído em muitos aspectos para o desenvolvimento dos ministérios. Devemos aprender com eles observando suas falas e sua forma de usar a língua de sinais.
3. O surdo de identidade flutuante ou que possui características orais e gestuais: os perdemos por não desenvolvermos nenhum trabalho para este sub grupo. O bilinguismo é uma boa opção para se atuar com eles, explorando assim todo seu potencial.
4. O surdo de identidade hibrida: aqueles que nascem ouvintes e por algum motivo traumático se tornam surdos. Estes surdos também precisam de um certo cuidado para se inserirem no seio da igreja e assim se integrar nos mais variados ministérios que a mesma apresenta.
5. O de identidade duvidosa: é aquele surdo que é criado como ouvinte e vive até um certo tempo como ouvinte, mas não sabe ao certo se é surdo ou ouvinte, pois sempre aprendeu a ser como um ouvinte, mas sua inclinação de comunicação é gestual.
Para que haja eficiência em nosso trabalho com surdos é necessário a observação da grande diversidade presente em nosso ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário