Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aprendendo a bíblia em libras com Simão de Cirene



A caminho do Gólgota Jesus deveria estar esgotado. Ele deveria levar sua cruz até o lugar de execução, como qualquer prisioneiro sentenciado à pena capital. A tradição cristã (não a Bíblia) menciona que ele deve ter tropeçado. Talvez isso explique por que os soldados lançaram mão de Simão transferindo a cruz de Cristo para ele e forçando-o a levá-la.

Lucas 23:26
E quando o iam levando, tomaram certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.


I Todos nós precisamos carregar a nossa cruz.

Nossa existência também é marcada pelo sofrimento em algumas circunstâncias que envolvem nossas vidas e as vezes chamamos isso de cruz, mas gostaria de incentivá-los a ver a cruz com outros olhos.
a) Nela foi carregada as nossas enfermidades, então mesmo que estejamos enfermos ou morrermos por causa de algum mal em nosso corpo, nada pode nos separar do amor de Deus conquistado na cruz.
b) Nela foi carregado nossas dores, então o maior sofrimento o desespero que tire como que em um assalto toda nossa alegria também não pode nos afastar da glória que nos é prometida em Jesus, pois Ele venceu o mundo e nós também N’Ele podemos vencer ou ser mais que vencedores.
c) Nela foi carregado o nosso castigo, então hoje experimentamos  a graça de Deus um favor dado a nós, mas que nenhum de nós merece.
d) Nela entendemos a verdadeira páscoa, não aquela da libertação da escravidão egípcia do antigo testamento, mas aquela da libertação das correntes do pecado que antes dominavam nossa vida e nos levavam para distante de Deus.
Para Simão de Série o carregar a cruz foi um ato de misericórdia mesmo minutos antes de sua crucificação do próprio Cristo para com sua vida e com toda a sua família. E então, temos a segunda lição da narração.


II A experiência com Jesus é transformadora.

Este Simão Sereno pode ser aquele que se converteu a Cristo e é identificado como pai de Alexandre e Rufo, conforme Marcos 15.21; mais tarde, Paulo cita o nome de Rufo, em Romanos 16.13. Poderia ser o mesmo Simão, chamado Negro, líder da igreja gentílica de Antioquia da Síria, em Atos 13.1. Tudo indica que o homem que ajudou Jesus a carregar a cruz era um africano da região da Líbia.
Nenhuma pessoa que entende o significado da verdadeira páscoa pode continuar sendo o mesmo.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17
Se você já teve um encontro verdadeiro com Jesus as coisas velhas já passaram.
a) Os maus desejos já passaram.
b) As murmurações já passaram.
c) O desejo de mentir já passou.
d) O falar mal dos outros já passou.
e) A preguiça já passou.
f) Os vícios já passaram.
E se por ventura aparecerem no seu caminho novamente você tem capacidade de rejeita-los por que você já que eles significam perda pra você, perda de santidade, perda da presença de Deus, perda da paz que excede todo entendimento, perda das bênçãos do Senhor.
Você continua o mesmo ou já foi transformado pela verdadeira páscoa?
Você continua o mesmo ou tem percebido mudanças diárias em sua vida?


III A experiência com Jesus é marcante e deixa marcas.

Toda a família de Simão teve um encontro marcante com Jesus e provavelmente as pessoas de sua vizinhança as pessoas de seu vilarejo, pois a experiência da cruz foi marcante e deixou marcas de transformação por onde passava Simão.
Que suas marcas sejam tão impactantes neste mundo que ele não será mais o mesmo depois do encontro que você teve com a verdadeira páscoa, Jesus Cristo.
Não desperdice sua vida!
Não desperdice sua existência, mas que sua presença neste mundo, mesmo em meio às multidões faça a grande diferença na história do reino de Deus na face desta terra.
 Não desperdice sua existência, mas que você viva todos os seus dias tendo a certeza que ele pode ser o ultimo deles, então que você seja encontrado sempre crescendo em comunhão com Deus.
 Não desperdice sua existência, mas que todas as pessoas vejam em você um referencial de amor pela palavra e que você transborde mais de Deus todos os dias por que o tem buscado todos os dias.
 Não desperdice sua vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário