Seguidores

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A pessoa surda e o discipulado Cristão.


Primeiro se faz necessário o entendimento sobre o termo “discipulado” para algumas pessoas discipulado se resume em uma série de ensinamentos que você passa à outra pessoa, mas discipulado é o que Jesus faz com seus discípulos, então, discipulado é um processo de longa caminhada de ensino e principalmente de bons exemplos a serem seguidos.
Alguns fatores necessários para que haja um bom discipulado:
1. O discípulo surdo precisa de um discipulador que além de conhecer o conteúdo bíblico precisa ter um bom testemunho dentro da comunidade de fé. 
2. O discipulador precisar estar disposto a caminhar com o seu discipulando, por isso, se faz necessário o conhecimento que o discipulador não pode discípular (pastorear) muitas pessoas, para que seu ensino não caia na ineficiência. O ideal mesmo é que o discipulado seja feito um a um, ou seja, discipulador e discipulando.
3. Para o discipulado com surdos use materiais visuais dê preferência para vídeos em língua de sinais (Veja os vídeos do bíbliaemlibras.blogspot.com) materiais visuais a bíblia em ação da sociedade bíblica do brasil que é uma bíblia em forma de gibi pode ser um material bem eficiente neste sentido.
4. Você precisa de um roteiro de ensino, para que suas conversas não caiam na armadilha do improviso. Veja o modelo a seguir e o use apenas como modelo de inicio de conversa, não como regra limitadora para todo o processo. Que Deus o abençoe e o use na vida de muitas pessoas surdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário