Seguidores

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sinal bíblico - Abimeleque




Sinal de Abimeleque configuração em “A” sobre a cabeça lembrando o sinal de ungido, pois o mesmo era rei. 

O significa deste nome em hebraico pai do rei ou também pai real na bíblia existem pelo menos três Abimeleques.

1. Abimeleque, rei filisteu de Gerar nos dias de Abraão, apaixonou-se por Sara e resolveu tomá-la por esposa.

2.  Abimeleque, rei filisteu de Gerar nos dias de Isaque, apaixonou-se por Rebeca e resolveu tomá-la por esposa. (Gên.26:1-11)

3.  Abimeleque, filho de Gideão, tentou tornar-se rei de Israel. (Juízes 8:31)

O sinal estudado refere-se ao primeiro Abimeleque, pois Deus mesmo o adverte para que ele não corrompa sua conexão com o divino tomando Sara a esposa de Abraão e desencadeie um grande problema para si mesmo e para todo o seu reino.

Abimeleque era o rei filisteu de Gerar, nos dias de Abraão, referido em Gên. 21:1ss. Pode-se tratar de um título que distinguia os governantes filisteus, como Faraó, no Egito, e não ser um nome pessoal. Esse homem apaixonou-se por Sara que era esposa de Abraão e resolveu tomá-la como esposa, após Abraão dizer que era sua irmã. Este fato demonstra o poder dos antigos reis, que podiam fazer o que quisessem e com quem quisessem - incluindo as mulheres do local ou qualquer uma que passasse pelo seu território. Porém, Abimeleque foi advertido por Deus para não tocá-la, fazendo-o conhecer que Abraão era um Profeta e que Sara era sua esposa. O motivo de Abraão ter feito tal coisa foi o medo de ser morto por Abimeleque, pois um irmão não representaria um grande impedimento para que Sara fizesse parte do harém real. Abimeleque após saber disso devolveu Sara para Abraão e ainda mandou-lhe presentes. Contudo, aproveitou para repreender Abraão com observações sarcásticas (Gên. 20:22-24). Alguns anos depois, os servos de Abraão e de Abimeleque discordaram a respeito de alguns poços, tendo sido firmado um pacto à beira do poço chamado Berseba (fonte de sete ou do juramento), para terminar com o conflito (Gên.21:22-24).

 
Sinal de Abimeleque configuração em “A” na altura do rosto como o de sorriso, pois o mesmo tomou Rebeca a mulher de Isaque como sua mulher.

2 Abimeleque foi um rei de Gerar (Gên.26:1-11). O que aconteceu com ele foi semelhante ao que aconteceu com Abimeleque, rei de Gerar na época de Abraão, cerca de um século antes. Isaque, como seu pai, disse que Rebeca era sua irmã, e a história se repetiu, incluindo novamente a intervenção divina. Houve novamente uma disputa por poços, cujo resultado foi um acordo (ver Gên.26:17-32). Abimeleque, mesmo sendo inimigo de Isaque, procurou manter sua amizade, por ver como Deus o fazia prosperar (Ver Gên.26:8-31).


 

Sinal de Abimeleque configuração da mão esquerda em "A" da mão direita em "G" com o movimento lembrando o sinal de Gideão seu pai que era Juiz em Israel.

3 Abimeleque foi um rei de Siquém, filho de Gideão através de uma concubina (ver Juí.8:31). Esta relação envolveu um casamento matrilinear, segundo o qual a esposa vive na casa de seus pais, e os filhos ficam pertencendo ao clã materno. Quando Gideão morreu, este homem quis tornar-se rei, primeiramente através dos chefes de seu clã, e depois por aclamação popular. Para consolidar sua autoridade, mandou matar os setenta filhos de seu pai. Apenas Jotão, entre os filhos de seu pai, sobreviveu ao massacre. Este postou-se no monte Gerizim, com seus seguidores armados e pronunciou sua famosa fábula de rei-espinheiro, que não possuía capacidade para governar. Esta fábula também predizia a destruição de Abimeleque e de seus súditos (Ver Juí. 9:7-11). Destruiu a cidade de Siquém após uma revolta de Gaal. Foi atindido por uma pedra de moinho atirada por uma mulher que quebrou a cabeça do mesmo. Abimeleque pediu a um rapaz que o matasse.

Perguntas para reflexão: você tem tentado tomar para você coisas que não tem e não promovem conexão com Deus?  Suas relações com o sagrado são construídas a partir de verdades ou a partir de mentiras? Você tem dado ouvidos para as coisas de Deus quando Ele mesmo fala com você em seu coração ou em sua mente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário